quinta-feira, dezembro 28, 2006

Harry Potter

Os leitores mais assíduos desse blog já devem ter percebido minha admiração por Harry Potter. Estendo o sentimento a J. K. Rowling, a bruxa que o criou. Só mesmo a magia imaginativa da escritora, que não é muggle, seria capaz de nos presentear com leitura tão fantástica.
Vem aí o sétimo e último volume, parece até que já tem título: "Harry Potter and The Deathly Hallows". E como tudo que se relaciona ao universo da série, antes mesmo de ser editado, o livro provoca discussões. Especula-se que o jovem mago será morto. Daniel Radcliffe, o ator que cresceu representando o amigo de Hermione e Ron, já emitiu sua opinião aos tablóides inglêses. Por ele o final seria mesmo esse, já que detesta histórias com finais sentimentais e piegas. O que me pergunto é se ele já leu alguma coisa na vida.
Vivemos época difícil, em um mundo onde o mal impera. A violência, espécie de Lord Voldemord de saias, aparece soberana sobre os mais diversos disfarces: guerras, disputas religiosas, lutas de classes e crimes. Diariamente contabilizamos as mortes provocadas por homens bombas, tráfico de drogas, diferenças sociais, as mais variadas desgraças. Até a natureza, vingativa, volta-se contra as feridas que lhes proporcionamos retaliando com: inundações, maremotos, terremotos, tsunamis, furacões, secas prolongadas, nevascas, sangrentas intempéries com requintes de perversidade.
Sei, por experiência própria, que muitas vezes as personagens têm vida própria, dominando seus criadores. Mas será que não poderíamos suportar, nem que fosse só em ficção, o bem vencedor? No meu tempo de criança histórias infantis tinham final feliz. Por mim Harry Potter aniqüilava o malévolo, arranjava uma namorada e vivia feliz para sempre com sua varinha de condão. Qualquer outra solução seria vitória do mal, que já vem ganhando tudo e sempre. Muito injusto e previsível.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lord,
Gosto dos seus spots, pequenas luzes de sentimento e boas observações desse nosso cotidiano.Um feliz 2007 para você, para o Harry Potter e para o final feliz que todos torcemos sempre. Kisses, Lady Madonna

Lord Broken Pottery disse...

Dear Lady,
Spots? Gostei da definição lisongeira.
Kisses