terça-feira, dezembro 05, 2006

Dictators

Quando eu era jovem preguei na parede de meu quarto um poster muito bonito. Nele havia a clássica figura de Carlitos e estava impresso o discurso final do Grande Ditador. Vivíamos sangrenta ditadura no país. As palavras escritas emocionavam-me sempre. Lembro de tê-las lido várias vezes com respeito, admiração, aprendendo em cada parágrafo os muitos significados possíveis, revivendo periodicamente a revolta que os ditadores provocavam. Tomei conhecimento de muitos. Faço questão de enumerá-los: Hitler; Benito Mussolini; Idi Amim Dada; Generalíssimo Franco; Salazar; Jorge Rafael Videla; Joseph Stalin; Pinochet; Getúlio Vargas; Kadhafi; Saddam Hussein; Emílio Garastazu Médici, Ernesto Gaisel; Presidente Figueiredo; Castelo Branco; Papa-Doc ; Baby-Doc e Fidel Castro. Todos responsáveis por um número incrível de mortes, torturas, maus tratos aos seus semelhantes.
A Venezuela acaba de reeleger Hugo Chávez. Incrível o perfil desse senhor: controlador, autoritário, intolerante e vingativo. Características de todos os citados anteriormente. Ganha mais um mandato pensando no futuro, outros seis anos, adoraria perpetuar-se no poder. Um pequeno grande ditador em gestação.
Para que não esqueçamos nunca de Chaplin, vai um pouco do que disse:
... Aos que podem me ouvir eu digo: não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia, da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

Nenhum comentário: