quinta-feira, agosto 24, 2006

Open Mind

Aproximam-se as eleições. Breve estaremos escolhendo nossos candidatos. É sempre com renovado entusiasmo que vivo esses momentos. A herança deixada pelos tempos da ditadura, faz com que valorize muito a possibilidade de escolher quem vai me representar. Tenho boa memória. Não esqueço o quanto lutamos para recuperar esse direito. Considero heróis os que tombaram denunciando os crimes contra a democracia. Perco, portanto, a paciência quando ouço generalizações. Em todos os sentidos. Não aceito, por exemplo, os que pregam o voto nulo, sob a justificativa de que político, por definição, é corrupto. E faço aqui um parêntesis para explicar direito minha posição. Nada contra os que usam o voto nulo como protesto, forma legítima de expressão. O que não aceito é campanha a favor do anulamento. Existem, sim, candidatos honestos. É nossa responsabilidade aprender a escolhê-los. Nada justifica a omissão.
Outro fato que me chama atenção nessa época é a atuação dos artistas. Muitos se engajam em campanhas, declaram seus votos, lutam ostensivamente por suas escolhas. Admiráveis quanto ao comportamento apaixonado que assumem, cidadãos empenhados em ver um país melhor. Passíveis de censura quando usam a força de sua imagem, celebridades que são, como palco permanente, tirando vantagem da exposição constante a que estão sujeitos para fazer marketing eleitoral. Fico sempre em posição pouco confortável com relação a eles. Procuro então, de todas as maneiras, preservar a arte que produzem. Não é fácil. Difícil aceitar o trabalho de quem pensa diferente, apoia quem censuramos, aceita o que rejeitamos. Como ler o que escrevem, ouvir a música que fazem, assistir a peça que representam, sem lembrar do que disseram? É nossa obrigação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Lord,
Ó dúvida cruel. Estou entre um xuxu e um nabo. Ainda bem que eu já sou alfacinha. Kisses, Lady Madonna Green

Lord Broken Pottery disse...

Lady,
Eu sempre gostei de xuxu. Fica ótimo com camarão.
Kisses,
Lord

Anônimo disse...

Lord,
Sabe que camarão às vezes me dá a mior alergia. Xuxu é mato, como dizia o caseiro lá do meu cottage. Uma sopa com nabo dá mais caldo. Ó duvida!!!! Kisses, Lady Madonna

Lord Broken Pottery disse...

Lady,
Essa sopa já nasceu desandada. Não podia ter dado certo. Vou de xuxu, sem a menor dúvida!
Kisses