segunda-feira, agosto 28, 2006

Knowing By Heart

No meu tempo de menino a gente aprendia um monte de coisas. Estudar História significava repetir as palavras na ordem em que apareciam nos livros, respeitando-se parágrafos, vírgulas, pontos, tudo direitinho, sem gaguejar. Repetíamos os fatos, as datas e os nomes.
Lembro de uma bronca que tomei ainda bem novinho. Deixei em branco Pedro Álvares Cabral numa questão. Fiquei de castigo. Nunca mais esqueci. Sei até hoje que em 1500 chegaram ao Brasil 13 caravelas lideradas por ele. Depois, em 26 de abril, foi celebrada a primeira missa. Que fomos Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz e, em 1511, após a descoberta do pau-brasil, passamos a ser Brasil.
E como conhecíamos a taboada, fazíamos as contas sem usar calculadoras. Todos eram capazes de citar os afluentes da margem direita do rio Amazonas: Javari; Juruá; Purus; Madeira; Tapajós e Xingu. Enumerar as preposições: a; ante; até; após; com; contra; de; desde; durante; para; perante; por...
O sistema solar, por exemplo, tinha nove planetas: Mercúrio; Vênus; Terra; Marte; Júpter; Saturno; Urano; Neptuno e Plutão. Tinha, não tem mais.
O cientistas perderam o respeito. O que fazemos com o conhecimento adqüirido com tanta dedicação, todo o esforço para decorar? Hoje Plutão deixa de ser planeta, amanhã os sapos deixam de ser batráqueos, as planárias platelmintos, assim não dá! Quem mandou tirar Plutão do time? Só porque ele é pequenininho?

Nenhum comentário: