segunda-feira, maio 21, 2007

News From Hell

Não é sempre que, imediatamente, nos damos conta de estar em frente a uma bela idéia. O novo, às vezes, por ser diferente, passa tão desapercebido que custamos a identificar qualidade nele, justamente por fugir aos padrões a que estamos acostumados.
Quando soube que o amigo Serbão, do Memórias Póstumas de Serbão Cubas , havia falecido e passaria a mandar suas postagens diretamente do inferno, achei um tanto quanto macabra a iniciativa. Parecia-me galhofa demais, pouco siso, como diria vovó.
Enganei-me redondamente. Divirto-me sobejamente lendo as aventuras dele. E o melhor de tudo é que tenho oportunidade de saber sobre muita gente boa que anda por lá. Alguns, mais afoitos, aproveitariam para me corrigir: se fosse bom não estaria nos domínios do Capeta. Talvez o conceito de bondade seja mais amplo do que consigamos imaginar. Já tive notícias de Paulo Francis e Raul Seixas, por exemplo.
Eu, que sempre tive medo da morte, ando até olhando para essa travessia com novos olhos. O mundo do Tinhoso parece ser divertido. Gente inteligente, poderei voltar a beber e fumar já que terei perdido a necessidade de viver bem e com saúde, boemia e altos papos madrugada a dentro. E, como possuo comprovada mediunidade, aproveito para falar com Serbão Cubas diretamente, dispensando a figura de Serbão Xavier como intérprete, para fazer uma listinha de pessoas de quem gostaria de ouvir notícias, colaborações para os diálogos infernais:
John Lennon e George Harrison (Estariam tocando juntos, como anda o seu inglês?)
Ibraim Sued (É quem faz a crônica social aí em cima?)
Noel Rosa (Continua tuberculoso?)
Getúlio Vargas (Nem precisei pensar. Se ele se matou está aí, com certeza, é só procurar.)
Pedro I (Esse negócio de adultério... E a Marquêsa de Santos?)
Sergio Porto (Se não encontrar pode ser o Stanislaw Ponte Preta.)
Barão de Itararé (Se não encontrar procure o Apparício Torelly.)
Henfil (E o irmão dele? Sempre sonho com a volta do irmão do Henfil.)
Acho que para início chega. Depois encomendo mais. Abraços cheios da vida.

20 comentários:

anna disse...

interessante, lord, como o inferno passou a ser o céu - alegria e liberdade - e o céu passou a ser inferno - prisão e rotina.
o céu mais motivador é o do islã, composto de virgens e almofadas.
já, o céu das moças, suspeito seja feito só de eunucos.

valter ferraz disse...

Anna, eunucos? que anda acontecendo com você menina?/
Lord, o Serbão está faturando altíssimo com a idéia que teve.
Acho que a coluna social está sendo comandada pelo Athaíde Patrezze.
Pelo que o Serbão andou dizendo a coisa está meio conturbada por lá, por conta dessa estória de acabar com o limbo e o povão ainda reluta em usar camisinha, outros se casam pela segunda vez. Mas eles vão dar um jeito. Dizem até que a informatização já está chegando por lá e Ele vai abandonar o velho livrão de folhas chamuscadas. Vai sobrar serviço pro pessoal de TI. Acho que sobra uma vaguinha lá.
Um beijo para a Anna,
Abraço procê

anna disse...

valter,vc acha que essa religião, que oprime há séculos a mulher, prometeria um céu com almofadas e homens? nananina!

Lord Broken Pottery disse...

Anna,
Quero distância das coisas do Islã. Vai que chego lá e algum xiita muda a rotina... Já viu como eles tratam as mulheres?
Beijo

Valter,
Já perdi alguns amigos em minha looooooonga tragetória informática (longa demais). Acho que chegando lá em baixo dá para montar um CPD legal. É a idéia perfeita de Inferno para mim.
Abração

Anna,
Concordo com você. Só que céu é resultado de imaginação. Já está na hora das mulheres imaginarem o que seria o céu para elas. Ótimo tema para um postagem. Um dia escreverei sobre isso.
Beijo

Anônimo disse...

Nossa que turma de primeira! São tantos... Dos q vc falou, Lennon, Harrison, N. Rosa, com certeza. Uns ao léo: Scott Fitzgerald, Eça de Queiroz, Virgínia W., Hilda Hirst, Sérgio Buarque, Leila Diniz...
Viajei e estou indo viajar. Volto já, já (fins de junho) pra conversar. Beijo.

Anônimo disse...

Milord:
Ah! Ih!!! mas é hoje que vou me acabar:-)
Tenho coisas pra fazer, (entre elas, o tal texto que mencionei lá no SR. na sua resposta, Lord querido) mas tanta tentação aqui do lado de fora.
E eu sou daquelas que resistema tudo menos à tentações... desde que sejam mesmo tentadoras.

Eu não conheço o Serbão e acho que agora vou lá... sempre achei que isso de Inferno é muito divertido e *hot*;-)
Rapazes com o *torso aracaico de apolo" , pois como diz a Sibila, concordo inteiramente que céu católico é muito chato. Embora deva recomnhecer que uma parte considerável de moçoilas iria gostar desse céu só com virgens e almofadas...Go figure!

Só acho que, ao invés de fazer CPD , Lord, eu acho que vc e amigos, ISTO SE CONSIDERARMOS QUE VC VAI PRA LÁ, pois misturou Getúlio a Noel e Stanislaw Ponte Preta (qual é o critério, sô? perguntaria o Altamirando e Tia Zulmira)... deveria *agregar forças*, já que falou de colunismo social, para um sistema central de ar condicionado.
O resto podia deixar que a gente se encarregava de tornar o ambiente, digamos very cozy;-))

E se o Ibrahim estiver mesmo lá eu já entro fantasiada de cover de Carmen Miranda, cantando:
"Doutor de anedota e de champanhota/ estou acontecendo / no hell soçaite...

Um beijo, imenso.
Meguita

valter ferraz disse...

Anna, verdade. Por lá as coisas bem diferentes.
Fiquemos com nossos céus e infernos locais, mais que bastantes!/
Lord, CPD no inferno? Acho que eu teria bastante trabalho por lá. Refrigerar um lugar desses pede algumas milhares de Toneladas de Refrigeração. Vou já apanhar meus velhos manuais, traçar uma carta psicrométrica e ver no que dá.Licença, vou fazer uns cálculos. Nos vemos por lá, então.

Anônimo disse...

Lord, é isso mesmo. Ótima idéia a do Serbão. Tinha gente de mais aqui e nenhum informante fazendo a cobertura de lá!. Genial.Disse a ele que deveria criar um blog TERCEIRA VIDA! E faturar como estão fazendo com a segunda! Bom post.

valter ferraz disse...

Meg, acabei de falr em sistemas de refrigeração. Vou montar uma central por lá, minha área de atuação quando ainda produtivo.
Beijo

Anônimo disse...

Lord, já anotei tudo no meu notebook aqui do Inferno(que é uma merda, é Windows, tinha que ser).
Bem, podem mandar quantas sugestões quiser, terei toda a Eternidade para o serviço...

Anônimo disse...

Milord, o inferno certamente tem alas, como as escolas de samba. Jimi Hendrix, Janis Joplin, Torquato Neto, Mário de Andrade, Anecy Rocha certamente não estão na mesma ala que Roberto Campos, Richard Nixon, Gama e Silva, Pol Pot ou Pinochet. Deve haver algo como a "Ala dos Pecados Sublimes" e a "Comissão do Pecadão", cada uma acolhendo aqueles mais aparentados com suas idéias de pecado.
Abração,

Anônimo disse...

Lord, eu lembrei de um cara! Será que o Omar Cardoso é o responsável lá pela lista dos próximos que "aportarão"? Estou tão curioso!

Anônimo disse...

Não faltava mais nada pra acontecer por aqui! Eu já estava chateada porque tenho de ler Projetos póstumos de Bras Cubas, para a escola (a escolha não foi minha), com os alunos reclamando e tal, e me aparece esse projeto engraçadíssimo do Serbão. boa dica, Lord!
A propósito, usei uns textos teus e do teu pai, com meus alunos, ok.
abraço, garoto

Lord Broken Pottery disse...

Sibila,
A sua lista também é de primeira. Leila Diniz, como sempre, lembro de uma entrevista que deu para o Pasquim, deverá ter muita coisa a dizer. A viagem é de Férias? Se for espero que você curta bastante, descanse e não se esqueça da gente. Estarei aguardado seus comentários. Sinto muita falta deles.
Beijão

Meguita,
Você, sempre carinhosa comigo. Obrigado! O fato de saber que você está trabalhando texto meu com alunos me faz muito feliz. Quem que escreve gosta de ser lido. Em nosso país é muito difícil editar. Quando o próprio presidente declara não gostar de ler, creio que o único livro que conseguiu encarar, mesmo assim sem ir até o fim, deva ter sido Caminho Suave, dá para imaginar como é difícil a vida dos escritores. O destino da maioria dos trabalhos é mesmo a gaveta. A gente, é claro, se vira. Aceita encomendas de revistas, de sites, faz blog,, com isso consegue aplacar um pouco essa vontade (seria vaidade?) de ter o pensamento visitado.
Voltando ao objeto da postagem, comentada por você. Não sei se as moçoilas de hoje gostariam de um céu muito asséptico, branquinho, cheio de almofadas, será? Quanto a pergunta que Altamirando faria à tia Zulmira eu mesmo não sei responder. Não houve critério na escolha. Noel foi pro inferno pois levou uma vida boêmia, divertida, na farra, acho que seria infeliz no céu, não mereceria. Getúlio por ser o destino dos ditadores. Confuso, não? O inferno oscila entre o bem e o mal, por isso me parece, na fantasia, melhor.
Gosto de ambientes cozy. Tenho certeza que construiríamos um paraíso assim, aconchegante. O Ibraim, vendo você de Carmen Miranda, diria: "De leve, que cavalo não sobe escada e...", esqueci como ele falava.
Grande beijo

Valter,
Por um momento me confundi. Qual seria a necessidade de uma carta psicométrica no inferno. Pensei até em pedir para o Serbão ir conversar com o Dr. Freud e perguntar o que era. Imaginei, pelo assunto, que fosse uma fria. Pra você ver o quanto falar do pai da pscicanálise vem a calhar. Quatro horas da manhã e eu insone, aqui no computador, escrevendo fiado. Então, lendo melhor, percebi com alívio que era psicrométrica. Pelo pouco que me lembro psicro tem a ver com frio, certo? Acho uma bela idéia. Melhor deixarmos tudo pronto, planejado, para não termos muito trabalho no inferno. Lá vou querer me divertir.
Grande abraço

Eduardo,
Precisamos tomar cuidado com o Serbão. Ando imaginando se não é perigoso darmos ainda mais idéias para ele. O cara parece ser um fabricante compulsivo de boas idéias. Tenho medo que tantas assim possam fazer-lhe mal. Existiria overdose de idéias?
Abração

Valter,
Apenas uma correção. Acho você mais produtivo hoje, por aqui, escrevendo.
Abraço

Serbão,
Eu já estava prevendo, no inferno só podiam usar mesmo o Ruindows. Fazer o que, paciência, né? Quem mandou a gente não ser bonzinho, respeitar o papa, dizer nossas orações, defender aborto, evitar ler revistinha do Carlos Zéfiro, do jeitinho que o Peri recomenda no blog dele, além de fugir dos pensamentos condenáveis, nós merecemos. Vamos ver se consigo chegar primeiro, em tempo de ajudar a organizar a festa de recepção do Bill Gates, tá?
Abraço

Jayme,
Concordo com você. O inferno deve ser um lugar cheio de panelinhas. Aliás as panelas se dão muito bem com calor, foram feitas para isso, não é mesmo? É claro que a dos políticos conservadores, tipo Maluf, ups, achei que ele já estava lá, ato falho, não vai se dar com a do Hendrix e da Janis. Você anda pensando muito no Torquato, heim? Grande cara. Deve pertencer a alguma panela intermediária, com Vinícius, Leila Diniz, Cazuza, quem sabe? Tenho certeza que o poetinha deve estar se dando bem com o Cazuza e o Renato Russo.
Dizem que os dois últimos formaram uma dupla: A Legião Vermelha, que faz o maior sucesso nos domínios do Tinhoso. Quanto a Pol Pot e Pinochet já andaram brigando. Parece que o velho chileno andou chamando o outro de comunista.
Grande abraço

Ery,
Puxa, Ery! Eu acompanhava ele na Bandeirantes, no tempo em que acreditava em horóscopo. Hoje o meu mapa astral deve ter enguiçado. Meus dias são todos iguais: trabalho muito, me preocupo demais, volto para casa, tento dormir e não consigo, corro para escrever bobagem. De qualquer forma foi bem lembrado. Será que ele estaria usando essa lista para fins espúrios? Digo, será que não se pode, com alguns dólares (acredito que seja a moeda de lá) inverter a posição na lista, quem sabe?
Abração

Denise,
Acho que a meninada ia gostar mais dos textos do Serbão mesmo. De qualquer forma, comforme disse pra Meg lá em cima, fico na maior alegria. Por mim, e pelo velho, que também adorava ser lido e não teve as oportunidades que tenho. Acho que ele gostaria dessa coisa de ter um blog, ter o contato direto com os leitores. Preciso me lembrar de pedir ao Serbão para perguntar.
Beijo muito agradecido

Anônimo disse...

Lord, o que um bom inferno proporciona!

Lord Broken Pottery disse...

Eduardo,
Também acho, um barato!
Abraço

Anônimo disse...

Lord, so uma correção: foi o Pol Pot que chamou o Pinochet de comunista....hehehehehehe

Lord Broken Pottery disse...

Serbão,
Ótimo, muito bom!
Abraço

anna disse...

lord, conte comigo para a pesquisa de um futuro post.

Lord Broken Pottery disse...

Anna,
Deixa comigo, já está anotado.
Beijão