sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Zimbo Trio

O ano de 1964 foi inesquecível para o bem e para o mal. Trouxe-nos o golpe militar e um longo período ditatorial, deu-me uma irmã, a Mariana, viu nascer o Zimbo Trio.
Não podia deixar de fazer minha homenagem ao Luiz Chaves, maravilhoso contrabaixista, falecido ontem, aos 75 anos. Junto com Rubinho Barsotti na bateria e Amilton Godoy no piano, formou um dos mais importantes e sólidos grupos musicais que já tivemos. Ouvindo, maravilhado como sempre fico ao escutá-los, O Morro Não Tem Vez escrevo essa postagem. Parece que vejo a figura esguia abraçada ao instrumento de madeira, os dedos precisos fazendo as cordas gemerem a melodia, beliscando a canção dolentemente. Comovo-me relembrando o passado. As noites em família, a televisão em branco e preto, a casa onde morávamos. O programa "Fino da Bossa" e o palco dividido com Elis Regina. A elegância competente dos músicos que ajudaram a criar o samba-jazz, terno escuro e gravata fininha.
Tomo a liberdade de incluir, sei que o poetinha Vinícius não se incomodaria, Luiz Chaves no Samba da Bênção.
A bênção, Luiz Chaves!

4 comentários:

valter ferraz disse...

Lord Brocken Pottery, cá estou. Te procurei, cliquei, achei.
O Zimbo Trio faz parte da minha lembrança de juventude(tenho meus cinquenta e uns). E também relaciono-o a Elis e à época dos festivais. Durante muito tempo quando passava de ônibus em frente à escola de música que eles "tocavam" se não me engano no bairro do Brooklin em São Paulo, várias músicas me vinham à memória.
Não sabia da morte de Luiz Chaves.
Grande abraço
(PS: obrigado pelo link do PerplexoInside)

Lord Broken Pottery disse...

Valter,
Fico contente em vê-lo por aqui. Temos idades próximas, sou dois anos mais velho. Pelos nossos textos dá para perceber influências comuns.
Grande abraço

GUGA ALAYON disse...

abençoado seja

Lord Broken Pottery disse...

Oi Guga,
Sinta-se em casa.
Grande abraço