quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Treasure Island

Quando eu era menino li a Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson. Passei por Moby Dick e Robinson Crusoe com igual entusiasmo. Era um tempo de Mark Twain; Jack London; Rudyard Kipling; autores de fôlego literário. Grandes escritores.
Interessado que sou em literatura juvenil e infantil, tenho lido muito do que se faz atualmente. Considero porém que mudou-se o foco. Antes, no passado, atraía-se o leitor pela excelência. Agora, como tudo em nosso mundo, inventam-se fórmulas, modelos adotados para atrair.
Existem assuntos que gostaria de ter conversado com meu pai antes que ele morresse. Tendo crescido em uma casa de literatos, vivendo a palavra escrita diariamente, estranho nunca ter ouvido falar em Talkien. Haveria razões políticas? Seria considerado menor? Sinceramente não sei. O fato é que O Senhor dos Anéis já estava escrito por volta de 1954.
Hoje a base da literatura juvenil escrita tem origem em Talkien e em J. K. Rowling. Os elfos e Harry Potter estão por toda parte. Se pegarmos Terry Brooks e sua trilogia A Viagem, deliciosa por sinal, veremos anões, gnomos, bruxos, druídas, tudo o que existe nos dois primeiros citados. E isso só para dar um exemplo.
Será que está errado? Acho que não. A grande magia é fazer nossos jovens lerem. A imaginação levada ao mais extremo limite tem conseguido atraí-los. Não há como se criticar a perda de qualidade. É lendo que se aprende a ler.

2 comentários:

valter ferraz disse...

Caro Lord(já posso te chamar assim?), vejo que tuas leituras de infância são as mesmas que as minhas. Aprendí a ler debruçado no chão juntando letras do jornal dominical que meu pai comprava. Depois passei aos livros. Com treze anos já tinha devorado toda a coleção de Monteiro Lobato. E adorava Mark Twain. Jack London também. Viajei pelas estepes geladas e viví as aventuras narradas. Eram outros tempos. Não tinha TV. Quando meu pai comprou uma preto e branco vizinhos da rua iam até minha casa para ver a novidade. Outros tempos, outros costumes.
Mas hj tem garotos que também gostam de ler. Acho que o interesse independe de muita insistência, basta deixar acessível a eles.
Essas fórmulas prontas fazem parte desse mundo veloz demais, onde não há tempo a perder. Para tudo existem kits prontos. Existem até "manuais" para escrever novelas, livros, etc.
Grande abraço

Lord Broken Pottery disse...

Valter,
Você lembrou bem Monteiro Lobato, as primeiras leituras, quem de nós não quis ser o Pedrinho? É como eu já escrevi, nossos textos mostram influências comuns. Mas e Mark Twain, heim? Bom demais, não é mesmo?
Abração