quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Ill Breeding

Ouço o deputado Clodovil Hernandez falando na Câmara. Em seu primeiro discurso encontra platéia inquieta que não lhe dá a menor atenção.
Não é a primeira vez que reparo na total falta de educação com que os deputados brindam seus pares. Volta e meia aparece na televisão alguém esquecido atrás de um microfone, solitariamente esbravejando, sem que lhe ofereçam escuta.
O nobre representante do povo, marinheiro de primeira viagem, em tom divertido, conta que temia o tal do decoro parlamentar. Repreende os presentes perguntando onde está a compostura? Chama o recém eleito presidente da casa de mal educado. Tem toda razão.
O Dicionário Houaiss da língua portuguesa nos ensina muito bem. Apresenta os seguintes verbetes para a palavra decoro: recato no comportamento; decência; acatamento das normas morais; dignidade, honradez, pundonor; seriedade nas maneiras; compostura; postura requerida para exercer qualquer cargo ou função, pública ou não.
Mais tarde, instado a falar sobre a declaração do colega, o deputado Arlindo Chinaglia, agastado, pautando o repórter, pergunta se ele acha aquilo relevante. Eu acho.

4 comentários:

Anônimo disse...

caco querido, decoro virou "o coro", quanto mais mídia cafa melhor. argh.

Lord Broken Pottery disse...

Eliana,
Mídia? Falta educação mesmo.
Kisses

Anônimo disse...

Milord, também acho, no caso, o novo presidente da Casa muito mais inadequado do que o animado deputado costureiro. E mais: no caso específico, este é quem tem razão. Canaglia não parece ter condição de presidir a casa.

Lord Broken Pottery disse...

Jayme,
O Canaglia entro na Casa com o pé esquerdo. Ups!
Abraço