quinta-feira, janeiro 18, 2007

Vikas Swarup

Vikas Swarup, 43 anos, indiano de Allahabad, é diplomata de carreira, vive em Nova Deli e estreou como escritor com o livro: Sua Resposta Vale Um Bilhão, ed. Cia das Letras.
Conta a história de um jovem garçom, Ram Mohammad Thomas, que vence um programa de perguntas na televisão, arrecadando um prêmio de um bilhão de rúpias (cerca de 22 milhões de dólares).
A televisão recusa-se a pagar o prêmio por considerar que o vencedor, um ignorante órfão sem estudo, não teria como saber as respostas sem algum tipo de fraude. O poder da emissora inadimplente, que não tem como pagar o que o rapaz ganhou, além da corrupção policial, levam Ram para a cadeia. Uma advogada consegue soltá-lo e passa uma noite ouvindo a história da vida do moço. Cada uma das doze questões respondidas por acaso, pura sorte, está diretamente ligada com acontecimentos da vida do indiano. Temos de tudo: humor, emoção, ação e curiosidades. Entretenimento dos mais agradáveis.
É muito interessante encontrar nas páginas do romance o cotidiano da Índia contemporânea, universo por nós totalmente desconhecido.
Como já disse tantas vezes por aqui, considero-me um sujeito invejoso. Achei a idéia do livro, e a maneira como foi elaborado, genial. Pena que não fui eu quem idealizou. Os direitos çinematográficos já foram vendidos. Logo, quem sabe, estaremos acompanhando essa bela história na telona.

Nenhum comentário: