terça-feira, janeiro 09, 2007

Negligence

Outro dia afirmei que procuraria ser mais tolerante com o homem esse ano. E dá?
O assunto seca não é propriamente novo em nosso país. O escritor Graciliano Ramos escreveu em 1938 um livro inteiro com essa temática. No excelente e indispensável Vidas Secas coloca uma família de retirantes: Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais Velho e Menino mai Novo, pelejando em um mundo esturricado pela falta de água. Temos portanto, quase setenta anos sem grandes novidades em matéria desse horror que assola nossos irmãos nordestinos.
Talvez fruto do mau humor com que a natureza tem devolvido as ofensas que lhe fazemos, vivemos mais um ano sem chuvas na região nordeste. Cerca de 220 municípios decretaram estado de calamidade pública.
E o homem?
Deixamos ele trabalhar e resolveu tirar férias. Embora goste de esculhambar os ricos e a classe média, procurou o lugar símbolo dos abastados paulistas: foi para o Guarujá. Espera, pacientemente, que o tempo melhore para poder pescar.
Enquanto isso os conterrâneos do presidente, aqueles que lhe deram um novo mandato, anseiam por um novo programa. Quem sabe um Sede Zero?
O homem não tem com os brasileiros lá de cima, o mesmo carinho que a cachorrinha Baleia teve com sua família, caçando preás para os alimentar. O homem foi reeleito e está descansando. Deixa o homem descansar em berço esplêndido.

Nenhum comentário: