quinta-feira, julho 13, 2006

Bus Stop

O título é apropriado. Revela mais do que o som dos Hollies de 1966. A cidade mais uma vez estará sem condução. Deverá faltar muita coisa no dia de hoje. Os tempos mudaram. Não somos mais românticos como fomos. Falar de amor sob o abrigo de um guarda-chuva, num dia chuvoso, soaria ridículo.
Bus stop, wet day, she's there I say
Please share my umbrella
Tiros, bombas, sustos, mortes, sangue, trânsito congestionado, desconfiança, poluição sonora, prestaremos mais atenção nessa rotina. Caminharemos para o trabalho e para casa a pé. Iremos e voltaremos. Talvez. Os ônibus esconderam-se nas garagens. Nas ruas a polícia estará assustada, apertarão tensos as armas. Todos desviarão os olhos. Como se o fato de não fixarem o olhar os fizessem incógnitos, aumentando a chance de voltarem incólumes para suas vidas. A coragem estará por um fio. Difícil ser valente quando o inimigo está oculto, quando o ataque não tem lógica, vem de onde menos se espera, e o desespero modificou o sentido das coisas, estabelecendo novas bases, novos símbolos que ainda não aprendemos. Que não aceitamos, mas que nos impingem.
Iremos todos compartilhar a violência, dividir o pão nosso de cada dia. Abaixar a cabeça e acelerar os passos para chegar depressa. Quem puder irá de carro próprio, liberaram o rodízio. Mas não se iludam, essa guerra não terminará em pizza. Deverá faltar muita coisa no dia de hoje. Menos medo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Lord,
Também fico preocupada com essa onda de violência em São Paulo e no mundo todo. Hoje mesmo vi uma imagem que é o puro exemplo dos sinais do tempo. Depois do bombardeamento de Beirute, um jovem moreno e bonitão tirava uma vítima dos encombros vestindo uma camiseta com o D&G estampado no peito. Em vez de estar na praia ou numa discoteca, estava ali, no meio do caos com uma senhora (talvez sua mãe) no colo. As vítimas somos nós. Kisses, Lady Madonna
ps: hoje o calor por aqui está infernal. Já vou tomar um ice tea.

Lord Broken Pottery disse...

Cara Lady,
Você tem razão. Ice tea para todo mundo já! Quem sabe conseguem esfriar a cabeça?