segunda-feira, julho 17, 2006

Fashion Week

O que é ser fashion? Meu impulso imediato é responder que nada que mereça meia dúzia de palavras. Gosto de dizer coisas que não fazem sentido, sofro de uma vontade idiota de chocar as pessoas. Não tem explicação, o hábito vem da infância. Cresci assim, com acessos de estupidez que vão e vem, sem razão aparente. Em semana de moda em São Paulo é claro que a pergunta cabe. Importante conceituar, definir significados, falar um pouco à respeito.
Fashion é atitude, ultrapassa os limites do bem vestir. Refere-se ao comportamento do indivíduo, relaciona-se intimamente com o bom gosto. Fica longe do exibicionismo, do exagerado, da pura exaltação do ego. Mistura em doses certas cultura, inteligência e beleza.
Cultura para que saibamos discenir entre certo e errado. Certo é correto, é decente, é viver dentro dos limites da cidadania plena. Certo é ser cidadão. Errado é tudo que for antiético. A fixação pelo espelho, olhar narcísico, o desrespeito pelas pessoas. Inteligência é o que nos permite improvisar com sensibilidade. O que nos torna visíveis embora discretos, elegantes. Beleza é a consequência de tudo. Somos bonitos ao sermos cultos e inteligentes. A burrice não é fashion embora, cada vez mais, esteja na moda. A burrice é feia. Horrorosa!

Nenhum comentário: