sexta-feira, janeiro 19, 2007

Venezuela

Reencontro um conhecido que acaba de voltar de férias na Venezuela, é filho da terra. Conta-me que ficou pouco tempo, o suficiente para rever os pais, já que tem procurado diminuir os períodos de estadia por lá. Analisa a situação atual do país com tristeza. Afirma que o processo democrático, e a popularidade do atual presidente, proporcionaram um estado de coisas que o assusta. Prefere estar longe do solo natal.
Hugo Chávez acaba de pedir ao Congresso dezoito meses de poderes absolutos. Precisa dessa "boa vontade" para começar, sem que o atrapalhem, o socialismo bolivariano. Os deputados de lá certamente, já que a maioria apoia o chefe do governo, irão dar-lhe carta branca. Aceitarão a tese, das mais esdrúxulas, que para se melhor governar é necessário um legislativo passivo, de preferência calado.
Há poucos dias incluí o histriônico dirigente entre os ditadores de plantão no pedaço. Aliás, buscando precisão, disse que ele engatinhava, aprendia, tinha tudo para evoluir. Só que o cara é esforçado e de lá para cá cresceu muito, irá bem mais longe. Chama-me a atenção o fato de colocarem-no como produto de uma escolha democrática. Será que o regime político, baseado nos ideais iluministas, aceita o dito cujo populista como representante? Acho que não. Gente como Hugo Chávez, tanto quanto outros mandatários que estão por aí, são tipos de cobras, sabem hipnotizar o povão. A escolha nunca é consciente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lord,
É um prazer lê-lo (boa essa não?). Seus textos, tenho notado, estão mais enxutos e suas observações são a sua cara. O blog do leão, daquela nossa amiga publicitária ora pois,já está de novo online. Vá até lá e deixe as suas impressões.Kisses, Lady Madonna
ps: Chaves de cadeia,isso sim!

Lord Broken Pottery disse...

Querida Lady,
Como já disse algumas vezes você é suspeita, me honra (bom, não?) com sua assiduidade. Claro que visitarei o blog!
Kisses